quinta-feira, 26 de junho de 2008

Marrocos - Junho 2008

Que Grande Aventura...

Adoro viajar e conhecer novas gentes e locais e desta vez fui até Marrocos. Fascinada pela cultura do país e com muita vontade de o conhecer (mas com um pouco de receio).



Pois é... quem diria 1 semaninha em Marrocos.

Marhaba Maroc!





Eu e a minha amiga Leti no dia 9 de Junho decidimos fazer-nos à estrada com muita vontade de conhecer este fantástico país, que afinal de contas está a pouco mais de 600 kms e a 35m de barco de distância.



Praticamente sem mapas, com gps mas sem o mapa de Marrocos lol e sem um rota propriamente definida partimos à aventura. Ah e já para não falar que toda a gente nos dizia que eramos doidas em ir sozinhas, que iamos ser raptadas, que me íam trocar por camelos etc etc... A caminho de Tarifa visitamos quase toda a costa do sul de Espanha desde Cádiz a Tarifa, onde íamos embarcar para Tanger. Visitamos Vejer de la Frontera, Barbate, Bolonia (onde visitamos também as Ruínas de Baleo Claúdia) e ainda fizemos praia em Tarifa.



Graças à greve por causa dos combustíveis tivemos 3h à espera para embarcar para Marrocos, pois não havia combustível. Enquanto aguardávamos fizemos amizade com um polícia Espanhol, que foi bastante simpático e nos levou para um gabinete lá no Porto, onde nos mostrou mapas de Marrocos, nos deu algumas informações e fez bastantes recomendações (pois bem, mais um senhor que só me falou mal e me disse para ter muito cuidado, principalmente por causa do meu cabelo :().





Lá embarcamos depois de 3h de espera e a viagem foi tranquila e rápida. Acabamos por conhecer, no barco, um grupo de portugueses, muito simpáticos, que trabalham em Tanger e que ficaram também eles admirados por encontrarem 2 Tugas sozinhas a caminho de Marrocos, ajudaram nos a sair do porto de Tanger, pois aquilo é só burocracias, e funciona tudo por suborno.



Depois de uma visita pela cidade e de ficarmos com uma ideia do que nos esperava: taxistas malucos com 7 e 9 pessoas dentro de um mercedes todo velho, vendedores chatos que não nos largavam, uma condução muito perigosa em que é o salve-se quem puder, não se pára nas passadeiras, os próprios peões pedem desculpa quando vão a passar na passadeira e recuam, a medina cheia de gente atarefada dum lado para o outro, e o pior de tudo é que toda a gente olhava para nós... (só visto)



Ficamos uma noite em Tanger e depois seguimos pela costa a caminho de Rabat, e pelo caminho fomos visitando várias aldeias, Asilah, Larache, Kenitra e aí sim eu vi o que queria ver, miséria, pobreza, lixo etc. Apesar de Casablanca ser a maior cidade, Rabat é a capital e não se fica muito atrás e é um verdadeiro caos.











Depois de uma visita pela cidade de Rabat seguimos em direcção a Meknés, onde ficamos mais uma noite e adoramos. Fizemos mais um amigo, desta vez marroquino que nos fez uma visita guiada à cidade, por incrível que pareça sem nos pedir dinheiro em troca, o que por lá é difícil ainda mais quando se trata de estrangeiros. Acabamos por subornar lá um marroquino com € que nos levou a fazer uma visita à cidade de charrete, e visitamos os locais mais importantes da cidade.









Mais um dia passado mais uma cidade para visitar, Fes, esta fascinou-me ainda mais principalmente pela enorme Medina, a maior Medina do mundo, onde cerca de 500 mil pessoas rezam, vivem, trabalham e vão à escola, tudo isto dentro dos seus 17 kms de muralhas. Como não poderia deixar de ser lá fizemos mais um amigo marroquino que foi o nosso guia em Fes, o qual também não nos exigiu dinheiro nenhum ;)











Visitamos os famosos "Tanneries", aqueles buraquinhos onde eles tingem as peles, confesso que tinha um cheiro não muito agradavél, no entanto foi uma experiência única. Visitamos também o outro local onde se tingem os tecidos e o local onde as senhoras fazem os tapetes e aqui é que a porca torce o rabo, o senhor queria trocar-me por 20 000 camelos e uma tenda :/ o que vale é que a Leti não aceitou :) Graças ao nosso guia tive ainda o prazer de experimentar a última moda lá em Fes.











Teria ainda tanta coisa para contar, mas acho melhor não, porque caso contrário teria muito que escrever e não teria espaço para tanta coisa...







Só mais uma coisa curiosa, à vinda para cima fomos a um bar típico marroquino e a uma discoteca em Tanger. Ah pois é desiluda-se quem pensa que não há discotecas ou que as raparigas não vão às discotecas, vão sim senhor e garanto que não é muito diferente de Portugal, mas mais não conto :p , só mesmo visto, divertimo-nos tanto mas tanto, aquele pessoal tem uma energia fora do normal!







Ah e já agora uma recomendação deixem as mulheres conduzir em Marrocos, não apanhamos uma única multa ;) Toda a gente nos dizia que a polícia nos ía mandar parar n vezes e tentar extorquir dinheiro, é verdade que nos mandaram parar vezes sem conta mas também é verdade que não pagámos nada, fingíamos que não percebiamos e mandavam-nos seguir, porquê?! não sei... por sermos 2 raparigas sozinhas?! Por não percebermos o que diziam?! Pelo sim pelo não deixem as mulheres conduzir! LOL Bem... sem palavras, vimos e vivemos experiências inexplicáveis! Mas que país mais fascinante, uma das melhores experiências da minha vida! E que tenciono repetir o mais rápido possível.


Sem limites de altura. Não é bom para quem tem vertigens como eu lol


Meio de transporte climatizado :p


Grande maquinão apreendido no porto de Tarifa (este tinha de fotografar :p)


Mas que brasa... Viva Marrocos!


Em casa do Rodrigo em Tanger, uma casa típica marroquina.


Estas nozes eram the BestE :)


The BestE... Ah pois é :)


Esta viagem de barco foi muito divertida


Rogério, Eu, Leti e Bessa em Tarifa no local que fica mais perto de Marrocos


Em Marrocos mas com Portugal no coração e sempre a apoiar a selecção

Shukran Maroc

Até breve

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma imagem vale mais do qe mil palavras...

As fotos estão simplesmente fantásticas!
Ainda bem q adoraste.

Beijo grande

Igor

Anónimo disse...

nice blog!!
adorei ler sobre Marrocos (que inveja!!!) e sobre a Serra do Açor q n conhecia...

vou passar mais vezes :) hugs