quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Mais uma viagem mais uma aventura...

FIJI 

Bula!

Uma ilha perdida no meio do oceano pacifico.


   Fiji é um país insular da Oceania, composto por 332 ilhas no Oceano Pacifico, um terço das quais são desabitadas. As duas ilhas mais importantes são Viti Levu e Vanua Levu. É em Viti Levu que se situa a capital, Suva, e onde vivem quase três quartos da população. As ilhas são montanhosas, com picos que se erguem aos 1.324 m no Monte Vitória, na área central da ilha Viti Levu, é coberta por florestas tropicais. Outras cidades importantes são Labasa, Lautoka, Nadi e Savusavu.

   A população de Fiji é composta em sua maioria por fijianos (54,3%) e indianos (38,1%). Atualmente, 52% dos habitantes vivem nos centros urbanos (projeção 2007).
   Segundo dados de 2005, 57% dos fijianos são cristãos, composto por 45% de protestantes no total da população. Cerca de 34% praticam o hinduísmo e verifica-se ainda que 7% da população é islâmica.
   Nas ilhas Fiji são falados três idiomas, que são as línguas oficiais do país: o fijiano, idioma dos habitantes nativos das ilhas, o inglês, devido à colonização britânica no século XIX, trazida por imigrantes indianos e hindi, e pela população de origem indiana trazida pelos ingleses.





Um pouco de história sobre este país

   As ilhas ficaram sob controle do Reino Unido em 1874, com o estatuto de colônia. Em 1970 foi dada independência ao país. O governo democrático foi interrompido por dois golpes militares em 1987, provocados por uma percepção por parte das restantes comunidades de que o governo era dominado pela comunidade indo-fijiana (indiana). Em virtude desses golpes militares, o arquipélago é expulso da Comunidade Britânica.
   Uma constituição proclamada em 1990 garantiu o controle do país pela população fijiana, mas deu origem a grande emigração de indianos. A perda de população levou a dificuldades econômicas, mas garantiu que os melanésios se tornassem majoritários no país. Em 1992 ocorrem eleições que são vencidas pelo Partido Político Fijiano.
   Em 1997 realizaram-se eleições livres e pacíficas, que resultaram num governo liderado por um indo-fijiano. Um ano mais tarde, o governo foi deposto por um golpe de estado liderado por George Speight, um nacionalista fijiano de linha dura. A democracia foi restaurada em finais de 2000 e Laisenia Qarase, que liderara um governo interino desde o golpe, foi eleito primeiro-ministro.
   Para um país do seu tamanho, Fiji tem forças armadas excepcionalmente eficientes, e tem sido um contribuinte importante em missões de manutenção de paz das Nações Unidas em vários pontos do globo.
   Em dezembro de 2006, o general Frank Bainimarama deu um golpe de estado e depôs o governo do primeiro-ministro Laisenia Qarase. O ex-presidente da Associação de Médicos de Fiji Jona Senilagakali será o primeiro-ministro transitório até a formação de um governo interino. Austrália e Nova Zelândia protestaram contra o golpe, o governo neozelandês anunciou sanções contra Fiji. Em 1 de Setembro de 2009, Fiji foi expulsa da Comunidade das Nações.
(Wikipedia)


                                              A nossa viagem às Fiji

   O ano passado decidimos passar a nossa passagem do ano fora da Austrália. Já que não íamos a Portugal decidimos aproveitar mais uma vez para conhecer um país aqui bem perto. Desta vez o país escolhido foi as ilhas Fiji. 
   Na nossa viagem às Fiji conhecemos a ilha principal Veti Levu, onde ficamos alojados, e tivemos ainda o previlégio de conhecer a ilha Mana, no arquipélago das ilhas Mamanuca. 
   Antes de viajar para as Fiji já tinha lido em vários blogs que o povo fijiano era muito simpático... e concordo, sem sombra de dúvidas o povo mais simpático que já conheci até hoje, sempre bem dispostos, sempre com um sorriso nos lábios e sempre a repetir a famosa palavra fijiana Bula, que quer dizer Olá! É um povo que é feliz com o pouco que tem!
   Deixo algumas fotos da nossa viagem às Fiji, espero que gostem! Caso vão viajar para lá e precisem de algumas dicas, naquilo que eu puder ajudar é só perguntarem.











Sem comentários: