sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Sul da Austrália

   Que a Austrália é um país enorme e que cabe cá a Europa dentro, e ainda sobra espaço já eu sabia... só não imaginava que para atravessar a Austrália de uma ponta a outra demora qualquer coisa como 5h e pouco de avião.




   Bem mas desta vez decidimos visitar outro estado, o Sul da Austrália onde a maior cidade é Adelaide, até tem um nome bem português. De Sydney a Adelaide são cerca de 1360 kms e apesar de já termos feito Sydney - Melbourne e Sydney - Brisbane de carro, pois gostamos de viajar de carro e ir parando onde queremos até chegar ao nosso destino, desta vez como tínhamos poucos dias decidimos voar de Sydney para Adelaide; e o voo é rápido, cerca de 2 horas.

   E lá chegamos nós a Adelaide, onde ficamos alojados, mas na verdade na cidade em si praticamente só passamos um dia os outros dias aproveitamos para visitar locais à volta de Adelaide. E quando digo locais à volta de Adelaide refiro-me a locais que possam inclusive ficar a 850kms de distância, como Coober Pedy, a cidade subterrânea.  


Por do sol em Henley (Adelaide)

Henley (Adelaide)

Centro de Adelaide


   Há algum tempo atrás li algures sobre esta cidade no deserto da Austrália que foi basicamente toda construída debaixo do solo devido às altas temperaturas à superfície. No verão as temperaturas podem atingir os 50 graus celsius, como tal as pessoas refugiam-se nas suas casas subterrâneas e algumas ainda chegam inclusive a parar de trabalhar durante o verão e só retornam aos trabalhos quando as temperaturas já são menos elevadas. Quase tudo nesta cidade é subterrâneo, as casas, restaurantes, hotéis, igrejas, museus, etc.


Deserto em Coober Pedy (Sul da Australia)


Por do sol no deserto


   O nome da cidade Coober Pedy vem da palavra aborígene kupa-piti, que significa buracos para homens-brancos.
   A cidade é a maior produtora de opal sendo considerada a capital mundial deste minério. A sua fundação data da década de 1910, quando foram descobertos, em 1915 as primeiras minas de opal.
   Assim sendo achei que muito provavelmente nunca mais teria a oportunidade de estar tão perto de Coober Pedy, visto a Austrália ser tão grande, que acabamos por nos aventurar e fomos até lá. É uma cidade incrível como devem imaginar e única no mundo! Simplesmente amei!



Coober Pedy


Casa subterrânea 

Igreja subterrânea

   Outro sitio espectacular que visitamos foi um lago cor de rosa. Na Austrália existem vários lagos cor de rosa e o Lake Bumbunga é um deles. Segundo dizem os especialistas a àgua torna-se cor de rosa devido à conjugação de vários factores tais como os níveis de sal muito altos, altas temperaturas, luz solar e falta de chuva. As algas que crescem no fundo do lago produzem um pigmento vermelho no seu processo de fotossíntese em resposta aos níveis elevados de sal. E assim a agua torna-se cor de rosa. E posso garantir-vos que é mesmo lindo, foi uma experiência única!



Lake bumbunga

   Nesta nossa passagem pelo Sul da Austrália aproveitamos ainda para conhecer a Kangaroo Island, a terceira maior ilha da Australia a cerca de 100kms de Adelaide. As praias são fantásticas e existem várias espécies animais como cangurus, leões marinhos, pinguins, possums etc e as paisagens na ilha são soberbas. Eu achei esta ilha muito parecida à nossa ilha dos Açores principalmente pelo verde das paisagens.




 Leões Marinhos 

 Pinguins


Espero que gostem!

Sem comentários: