terça-feira, 15 de julho de 2008

Grutas de Alvados e Sto António

Já há algum tempo que não ía às grutas, desde os tempos da escola... Tive de ir matar saudades!

O nosso pequenino Portugal é tão lindo! Pequeno no seu tamanho mas enorme na sua beleza.

Porque é que estas riquezas do nosso país não são mais divulgadas?!

Grutas de Alvados

As grutas de Alvados foram descobertas em 1964 por um grupo de trabalhadores das pedreiras de mármore da Serra dos Candeeiros, cuja curiosidade foi despertada ao ouvirem o cair das pedras num algar que lhes pareceu desde logo ser profundo; estas, nele lançadas, demoravam a ouvir-se cair.


Assim prepararam uma primeira descida às grutas, equipados com cordas e laternas.


Maravilhados com o que encontraram, rapidamente espalharam a sua descoberta.


Centenas de homens trabalharam durante 2 anos para a abertura de túneis; a gruta é constituída por uma sucesão de salas de estalagmites e estalactites, ligadas entre si.


Foram realizados esquemas de iluminação apropriadas e os seus lagos e gigantescas colunas fazem das grutas de Alvados uma das mais belas obras da natureza.


Grutas de Sto. António

As grutas de Sto António foram descobertas, por acaso em 2 de Junho de 1955, por dois homens que trabalhavam perto da Pedra do Altar em Porto de Mós. Procurando um pássaro, que tentavam apanhar, entraram por uma grande fenda aberta num rochedo, onde aquele se tinha refugiado.



Com uma área aproximada de 6000 m2, a sala maior mede 80 x 50 metros e a altura máxima é de 43 metros.


A temperatura quase constante, oscila entre os 16 e os 18 graus centigrados.



A ventilação faz-se através de uma chaminé natural existente.



Na iluminação, procurou-se realçar toda a beleza das salas de estalagmites e estalactites a que não falta um fundo musical.




1 comentário:

Anónimo disse...

Olá! Vim retribuir a visita que me fizeste e acabei por encontrar um espaço bem engraçado. O mais engraçado ainda é que te conheci durante o trabalho na FIA 2008. Lembro-me de ti por causa do fatinho de equitação e pela chibatinha. Parabéns!! Pelo blog e pela simpatia e profissionalismo. Deixa-me dizer-te que, naquele dia foste a modelo/promotora mais simpática que vimos.