segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Guarda da Praia

Mais um livro fantástico que marcou a minha adolescência da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez. Uma linda história de amizade entre um rapaz da praia e a narradora do livro. Aqui ficam alguns excertos lindos deste livro.

"Querida Concha:
No mar existem muitas conchas. Umas bonitas e boas, outras más e feias. Procurei as conchas boas, Mas não as encontrei. Estavam riscadas ou partidas. Cortavam. Até que, um dia, a maré trouxe até mim uma concha. Colorida e transparente. Essa concha abriu-se… e eu… sentei-me lá dentro… para sempre."

"Voltei a dobrar a folha e guardei-a no cofre, que fechei à chave. O mar chamou-me bem perto dos pés. Olhei em frente até me perder nalinha azul ao fundo, à procura dosol que se escondera. Definitivamente."

"Li outra vez e mais outra até decorar todo o texto. Depois sentei-me à mesa e tive vontade de escrever um poema. Fechei os olhos sob o sol generoso da tarde e escrevi mentalmente o que sentia naquele momento. Não sei exactamente que palavras acalentei no coração para responder àquela carta. Mas sei o que senti: medo. Um medo terrível de não saber o que fazer com aquele sentimento grande que se tornava maior do que eu. Medo de não estar à altura, de o desapontar. Medo de tudo não passar de um dos meus sonhos, com coisas improváveis. E, sobretudo, medo de o perder, embora tivesse agora a certeza do que aquele «para sempre» significava. (…)"

"Chorei. Não sei se de alegria ou de pena por não ser mesmo essa concha transparente que ele pudesse transportar consigo nas fantásticas viagens através das ondas, entre algas e estrelas-do-mar. Na verdade, tive uma vontade súbita de pertencer-lhe como objecto querido que trazemos connosco em todas as ocasiões(…)"
"O tempo vai passando, estou aqui… sozinha… à procura de palavras que teimam em não chegar… Não sei mesmo em que porto devo ancorar a minha vidinha… "

Adorei este livro...
Quem já leu? O que acharam?

1 comentário:

João disse...

Este livro é lindissimo, conta uma bela história.
Também adorei o livro!